Wednesday, March 30, 2011

Luiz Inacio Lula da silva, Homenagiado sim!!!!

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou a entrega do título honoris causa pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, na manhã desta quarta-feira (30), "uma homenagem ao povo brasileiro". Como havia prometido na véspera, ele dedicou a distinção ao seu vice, "o inesquecível" e "parceiro de todas as horas " José Alencar, que morreu na terça-feira (29).

Na visão de Lula, o povo brasileiro realizou, nos últimos oito anos, "de modo pacífico e democrático, uma verdadeira revolução econômica e social". As informações são do jornal português Público. A publicação destacou uma frase de um dos mil estudantes brasileiros na instituição, Mauro Gold Schimdt, sobre a entrega do título: "É uma lição aos que criticavam o Brasil por ter eleito um presidente que nem curso superior tinha".

Segundo Lula, de acordo com os relatos do Público, 51 universidades brasileiras desenvolvem projetos em parceria com a Universidade de Coimbra. "Uma realidade tornada possível também por causa do esforço que o ex-presidente diz ter feito e que se traduziu, nos oito anos da sua presidência, na criação de 14 novas universidades federais e 126 extensões universárias", diz o texto.

O professor José Joaquim Gomes Canotilho, da Faculdade de Direito, ressaltou a "impressionante aprovação popular" de Lula, que se tornou "um presidente pelo povo" e um "estadista global prestigiado por ter contribuído para a diminuição da pobreza no Brasil". O doutoramento honoris causa também considerou o fato de ter ocupado o mais alto cargo da nação. "As provas de luta em termos partidários, sindicais e políticos estavam dadas", afirmou.

O ex-presidente não falou sobre uma possível ajuda do Brasil a Portugal, com a compra de títulos da dívida. Limitou-se a dizer que considera estratégica a relação com Portugal e com os países africanos de língua portuguesa". Na véspera, a presidenta Dilma Rousseff disse que o Brasil poderia ajudar na recuperação da economia do país europeu



gogle, jornais

No comments:

Post a Comment

Comentar a vontade.


Fé no Deus vivo, Deus de amor, que tudo sabe, que tudo vê!...