Thursday, March 24, 2011

Curiosidades do ES

Sou capixaba!!!!


Você sabia que o ES é...

- Maior complexo de pelotização do mundo;
- Maior produtor de mármore e granito do Brasil;
- Maior exportador de placas de aço do mundo;
- Sexto pólo industrial moveleiro do Brasil;
- Segundo produtor de chocolate do Brasil;
- Sexto Estado em infra-estrutura e competitividade do Brasil;
- Segundo maior produtor de aço bruto do Brasil;
- Primeiro exportador de celulose branqueada de fibra curta do Brasil;
- Maior complexo portuário do Hemisfério Sul;
- Maior exportador de mármore e granito da América Latina;
- Segundo produtor de cacau do Brasil;
- Segundo produtor de café do Brasil;
- Sétimo aeroporto em rentabilidade do Brasil;
- Maior porto exportador de minério de ferro do Mundo;
- Primeiro produtor de café conilon do Brasil;
- Segunda reserva de monazita do Brasil;
- Maior pesqueiro de Marlins do Mundo;
- Segundo produtor nacional de cimento do Brasil;
- Segundo produtor de zircônio do Brasil;
- Maior alto forno siderúrgico do Hemisfério Sul;
- Segundo produtor de titânio do Brasil;
- Primeiro produtor de calcita do Brasil;
- Maior jazida de salgema do Brasil;
- Maior reserva de algas marinhas do Brasil;
- Maior celeiro nacional de orquídeas do Brasil;
- Maior variedade nacional de beija-flores do Brasil;
- Maior mix de transporte rodoviário de passageiros do Brasil;
- Quarto mercado potencial de consumo do Brasil;
- Segunda maior renda per capta entre as capitais brasileiras do Brasil;
- Quarta capital do país em qualidade de vida do Brasil;
- Segundo produtor de ovos de galinha do Brasil;
- Maior produção de gás, por poço, do Brasil;
- Mais moderna usina siderúrgica nacional do Brasil;
- Maiores empresas exportadoras de café do Brasil;
- Primeiro terminal de exportação de celulose do Brasil;
- Primeiro produtor de mamão papaia do Brasil;
- Maior empresa exportadora de café em grãos do Mundo;
- Segunda maior mineradora transoceânica de minério de ferro do Mundo;
- Há 20 anos o PIB do Estado supera a média nacional do Brasil;
- Oitava economia do Brasil;
- Maior indústria de móveis laminados da América Latina;
- 40% das descobertas de petróleo e gás são no ES (98/01) no Brasil;
- A expectativa média de vida no ES supera a nacional no Brasil;
- Terceiro melhor clima do Mundo;
- Quarto melhor padrão de ensino público do Brasil (UNESCO);
- Maior bio-diversidade vegetal do mundo por hectare;
- Primeiro produtor de coco verde do Brasil;
- Responde por 51% da carga geral exportadora do Brasil;
- O maior mangue urbano do Mundo;
- E prá finalizar, Moqueca só capixaba. O resto é peixada.




Google

Afonso Claudio/ ES

Hoje vou conhecer esta cidade: Anfonso Claudio-ES reugião serrana.


Afonso Cláudio é o maior município de toda a Região Serrana do Estado, tendo 21 bairros (incluindo o recém anexado bairro do Empoçado) e 6 distritos. Concentra no Centro da cidade, os maiores centros comerciais da região e é também sede da Microrregião de Afonso Cláudio, que abrange a maioria dos municípios da Região Serrana. Além de ter a maior concentração urbana, é o maior polo industrial e econômico da região serrana, seguido por Venda Nova do Imigrante. Possui a maior frota de veículos da região serrana, totalizando em cerca de 10.221 veículos de todos os tipos. Em todo o estado, nenhuma cidade apresenta maior conurbação na área rural como a cidade de Afonso Cláudio, em média, a cada 100 metros existe pelo menos 1 casa nos trechos de estradas principais.
É um município de clima tropical e a terceiro mais quente do estado, ficando atrás apenas de Cachoeiro de Itapemirim e Colatina, superando em dias de verão até mesmo a capital litorânea Vitória.
Antes do município de Brejetuba se desmembrar, Afonso Cláudio era o maior produtor de café do Brasil. Além disso, é um município de porte médio, já que é o maior polo industrial-economico-político-urbano serrano. Sua principal avenida é a Av. Presidente Vargas, localizada do Centro da cidade e possui cerca de 2 km de extensão, com os maiores edifícios da região.
É conhecida por dois apelidos: Cidade das Cachoeiras pelo elevado número de cachoeiras presentes no município que atraem milhares de turistas o ano todo, já que seu clima é quente, o que faz de Afonso Cláudio uma das cidades mais belas e prosperas do estado do Espírito Santo e; Baixada Serrana, já que a partir do território do município, começa a baixa elevação das terras em relação ao nivél do mar. Afonso Cláudio é o município mais baixo da região serrana.
[editar]Etimologia

O nome da cidade, Afonso Cláudio, é uma homenagem ao primeiro governador do Estado do Espírito Santo, Afonso Cláudio de Freitas Rosa.
[editar]História

Os índios Botocudos foram os primeiros habitantes dessa região. Diz-se, também, que desbravadores aqui se estabeleceram em busca de ouro, em meados do século XVIII. O primeiro a fundar uma pequena vila foi Sabino Coimbra de Oliveira, que com sua família e outros cidadãos se estabeleceu às margens do córrego Três Pontões, onde construíram alguns casebres, uma capela, um cemitério, e começaram pequenas plantações. Em certas épocas houve necessidade de se suprirem da água do Rio Guandu, buscando-a e levando-a sobre o lombo de animais. O vilarejo não prosperou porque uma grande seca que atacou a região na época, secando o córrego. Os habitantes decidiram procurar nas redondezas melhores condições para que pudessem instituir uma outra vila.
Este vilarejo passou a ser chamado de Arrependido. Foi nesta época que começaram a surgir as primeiras casas nas imediações da atual Av. Ramiro de Barros, no centro da cidade. Os primeiros habitantes que vieram para o município eram provenientes dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Quando fundaram a cidade, na mesma época em que Cachoeiro de Itapemirim (a quem já pertenceu) foi fundada também, Afonso Cláudio prosperou como nunca e hoje é a maior cidade da região serrana do estado.
Afonso Cláudio já pertenceu a outros municípios: Cachoeiro de Itapemirim, Serra e Santa Leopoldina. No dia 9 de janeiro de 1891 se emancipou deste último devido ao crescimento acelerado na época que o município passou. Assim também, como muitos outros municípios da região serrana do estado pertenceram a Afonso Cláudio, como Brejetuba, Laranja da Terra e Itarana, o que fazia de Afonso Cláudio o maior município da região em extensão, porém, pouquissímo povoado pela extensão.
A população de Afonso Cláudio é de maioria descendente italiana, sendo que na região serrana, Santa Tereza, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante e Castelo, são as cidades com maior número de imigrantes italianos do estado. Os italianos chegaram na região (maioria) por volta de 1860, quando a cidade já estava fundada e já era a maior cidade da região. Logo depois, mais italianos foram para o município de Venda Nova do Imigrante onde fundaram a mesma.
Além dos italianos, Afonso Cláudio abrigou vários pomeranos e alemães do estado que vieram de Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá.
O Hino de Afonso Cláudio tem a letra dada por dona Diana Gomes Weirich.
[editar]Geografia

"Entre Montanhas rios e vales, Um dia uma cidade Despontou(…)" (Hino Oficial de Afonso Cláudio)
A cidade é dividida em seis distritos: Afonso Cláudio (sede), Piracema, Fazenda Guandu, Pontões, Serra Pelada (Lagoa) e São Francisco Xavier do Guandu. No passado o Laranja da Terra e Brejetuba pertenceram à Afonso Cláudio, e hoje são municípios independentes.
[editar]Economia
A cidade é o maior pólo industrial da região serrana, onde são produzidos blocos de pedra em suas industrias do tipo, além do café, milho, tomate, batata, manga e entre outros produtos.
[editar]Projetos de construção
Afonso Cláudio tem muitos projetos de ampliação, criação e reformas de seus principais prédios. Um exemplo é o projeto de criação do novo IFES, o 2º da região serrana. Antigamente, existia um cinema na cidade, que foi fechado. A cidade conta com um Centro de Eventos, o maior da região serrana, porém, fica afastado do Centro da cidade.
[editar]Festas
Festa de São Sebastião
Carnaval Afonso Cláudio
Afonso Claudense Ausente
Festival Som nas Montanhas (Evento Evangélico)
Festa Hawaiana
AFONSO FOLIA - micareta
AFC Folia - micareta
Baile do Jeans
Baile do Sinal
Exposição Agroécuária (Festa do Peão - do Agricultor)
Reveillon
Em Afonso Cláudio acontece em todos os anos a maior festa de reveillon da região serrana. Pessoas de Venda Nova do Imigrante, Laranja da Terra, Brejetuba, Santa Maria de Jetibá e outros municípios vizinhos descem a serra para o centro da cidade e prestigiam a virada do ano com classe e diversão. A festa na maioria das vezes é realizada pela comissão de festas de Afonso Cláudio e Venda Nova.
Sem contar às inúmeras festas privativas e religiosas que ocorrem na cidade.
[editar]Religiosidade
Afonso Cláudio tem uma maioria de fieis da Igreja Católica.
Os protestantes luteranos dos dois segmentos de igrejas luteranas: IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil), originária da missão luterana americana (estadunidense) e IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, possuem muitos fiéis.
Há também um grande número de evangélicos: Igreja Batista, Assembléia de Deus, Presbiteriana, Deus é amor, Adventista e Batista Nacional.