Santa Maria de jetibá/ES
Pascoa Pomerana
A quaresma é o período de quarenta dias que se inicia logo após o carnaval, na quarta-feira de cinzas e se encerra no Domingo de Páscoa, è um período de meditação, em que não realizados os bailes, festas, casamentos e outros.
Durante a Semana Santa, não é permitido comer carne, esta é substituídas por peixes; na sexta-feira santa, o prato mais utilizado é a base de palmito, que antigamente era servido apenas cozido em água e sal. Com o passar dos tempos alguns descendentes pomeranos, assimilando o costume capixaba, passaram a fazer a tradicional torta de palmito.
Outro costume bastante difundido, nessa ocasião, consiste em um prato enfeitado com flores e ramos verdes que, colocado pelas crianças na noite do sábado de aleluia, num determinado lugar da casa, atrairá o coelhinho que nele depositará os ovos. No passado, tratava-se de ovos de galinha com corantes extraídos.
Um dos símbolos da Páscoa é o ovo de galinha colorido. Quando acordam, as crianças são tomadas de grande alegria ao encontrarem os ninhos de Páscoa cheios de ovos coloridos.
Um outro símbolo pascal importante para os pomeranos é a Oustarwootar, “ água da Páscoa”. A água é colhida no córrego, antes do amanhecer, e guardada num recipiente. No percurso do córrego até a casa, a pessoa não deve olhar para trás, conversar ou rir, senão a água perderá o encanto. A água da Páscoa tem por finalidade trazer beleza para as moças e saúde para a família. Serve para problemas nos olhos e para lavar o rosto, retirando doenças de pele e proporcionando um revigoramento do corpo. Muitos pomeranos ainda hoje seguem este ritual de fé.
a gazeta
google
No comments:
Post a Comment
Comentar a vontade.
Fé no Deus vivo, Deus de amor, que tudo sabe, que tudo vê!...