Friday, September 17, 2010

cibo arabo




Amo comida arabe! amo cibo arabo!

Comida árabe cresce no mercad

Embora a cidade de São Paulo esteja entre as maiores cidades consumidoras de pizza no mundo, o que tem se percebido nos últimos anos, é a constante procura de uma outra iguaria parecida, a esfiha, que entrou de cabeça no mercado e disputa lado a lado com a pizza.

Com um diâmetro menor e um sabor mais doce, a esfiha caiu no gosto popular dos brasileiros. A grande contribuição para a expansão no mercado vem do aumento do número de restaurantes sírio-libaneses que aproximou a população para uma cultura que, até o começo dos anos 90, não conhecia a cultura das arábias.

A esfiha é de origem Libanesa, e o Iraque, que passou a cultivar trigo, cevada, pistache, nozes, romãs e figos, criou o pão chato e redondo. Então, quando foi adquirido o hábito de cobrir o pão com carne e cebola, nasceu a esfiha aberta. Posteriormente, no mundo ocidental, a esfiha começou a ser fechada. Muitos ingredientes foram adicionados para incrementar e reforçar o o paladar, como a hortelã, que dá um toque especial ao quitute.

O sabor original da esfiha se restringe unicamente a um tipo de recheio, a de carne de carneiro. No entanto, devido à escassez de produção dessa carne e à carência na importação e cultivo de matérias-primas legítimas, as esfihas são adaptadas no ocidente, na maioria das vezes a novos sabores, como carne moída, frango, queijo e etc. A iguaria é uma massa assada, preparada à base de fermento, sal, gordura, farinha de trigo, óleo, ovos e o recheio desejado.

Ela é praticamente a mesma proposta da pizza, só que menor, e com a diferença de ter um menor custo de produção, refletindo diretamente em resultados positivos nas vendas, pois a demanda é grande, e o número de restaurantes árabes crescem a cada dia, principalmente nas franquias de fast-food espalhadas por todo o Brasil.

Com elevada popularidade, as esfihas são práticas e dispensam uso de talheres. As alternativas de sabor são variadas e podem ser adaptadas com diversos outros pratos, tanto para um lanche rápido, quanto para uma refeição principal.

Confira alguns restaurantes árabes de destaque:
Arguile
Arabesco
Folha de Uva
Mama Leila
Arábia

fonte: google.

No comments:

Post a Comment

Comentar a vontade.


Fé no Deus vivo, Deus de amor, que tudo sabe, que tudo vê!...